.

Ronaldo Caiado afirma que quer disputar governo de Goiás

Editor Noticiero DC |

(Se necesita traductor que colabore “voluntariamente” con las traducciones de las noticias que llegan del Brasil, contactar a noticierodc@gmailo.com – GRACIAS)

 

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO), quer ser candidato ao governo de Goiás em 2010. A um ano da eleição, Caiado se mostrou confiante e disse que não será fácil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desequilibrar a disputa em seu Estado. 

"Coloquei meu nome à disposição e comuniquei o fato ao partido e ao governador do Estado [Alcides Rodrigues (PP)]", disse o deputado em entrevista exclusiva ao UOL Notícias. "Minha disposição no momento é justamente buscar uma candidatura."

Deputado em seu quarto mandato, Caiado pode enfrentar um candidato do PMDB em 2010. Um dos possíveis nomes é o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Eleito deputado federal em 2002, pelo PSDB, Meirelles se licenciou do cargo em janeiro de 2003 para assumir o BC. Com o aval do presidente Lula, Meirelles filiou-se o PMDB na última semana visando se candidatar ao governo goiano.

Apesar de Meirelles ter seu nome diretamente atrelado ao presidente durante tanto tempo, Caiado acredita que a transferência de votos de Lula para o presidente do BC pode não ocorrer.

"Transferência de voto é sempre uma interrogação. É muito difícil você nacionalizar uma campanha estadual", disse o deputado. "Essa tese de transferir o voto não é uma coisa assim tão fácil como alguns imaginam não."

O outro possível candidato ao governo goiano pelo PMDB é o prefeito de Goiânia, Íris Rezende. Segundo Caiado, o candidato governista no Estado será aquele que Lula decidir.

Ao comentar os pré-candidatos à Presidência da República, Caiado disse que o atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o mais preparado entre eles. Porém, o deputado disse que Serra deve se aproximar mais do povo e conviver mais com lideranças regionais, para tirar a marca tão forte de São Paulo do seu nome.

Segundo Caiado, a candidata de Lula, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), é muito técnica e "quase uma peça de ficção".

"A pessoa não consegue nem avaliar e nem entender direito aquilo que ela colocou no palanque", diz o deputado.

Caiado disse que o crescimento do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na últimas pesquisas mostra que ele pode ser uma opção viável para a presidência. Porém, diz que Ciro deveria se controlar mais, apesar de estar mais "light" e "temperado".

"[Ciro Gomes] tem que aprender que ninguém é dono da verdade em primeiro lugar. Ele precisa entender as divergências e reagir com muita tranquilidade às adversidades", disse Caiado. Recentemente, Ciro Gomes reagiu com palavrões ao ser indagado sobre uma reportagem desfavorável à ele.

Caiado ainda se mostrou incrédulo com as chances da senadora Marina Silva (PV-AC) na disputa. Para o deputado, a ex-ministra do Meio Ambiente possui um "público alvo" e não tem chances reais de chegar ao segundo turno.