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PORTUGAL | DI SÍ A LA VIDA, UNA GENERACION PRO VIDA. JUVENTUD POPULAR
Noticiero Demócrata Cristiano
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El cambio, en sí mismo, no es necesariamente sinónimo de evolución, parece claro que lo que algunos ahora quieren imponernos es, de hecho, un retroceso civilizacional que abre la puerta a una alarmante relativización de la vida, hacia lo desconocido y sin retorno posible.
Mudança, por si só, não é necessariamente sinónimo de evolução, parecendo claro que aquilo que agora alguns nos querem impor é, de facto, um retrocesso civilizacional onde se abre a porta a uma alarmante relativização da vida, rumo ao desconhecido e sem retorno possível.
Portugal volta a ver-se confrontado com uma nova
realidade que coloca em causa os valores da vida. A sociedade contemporânea
vive um período de experimentalismos sociais, da criação de um novo indivíduo
e dos fundamentalismos das minorias.
Não tenhamos medo de dar valor aos valores que
defendemos e acreditamos. A morte não pode ser vista como um solução
colectivamente patrocinada em que o Estado abdica de assumir a sua função de
cuidador. A vida tem, desde o seu princípio ao seu fim natural, a mesma
dignidade absoluta que deve ser salvaguardada e protegida.
O bem maior da humanidade, a Vida, não pode ser
colocada ao sabor das circunstâncias, sejam elas económicas, culturais ou
políticas. O que deve acontecer é exactamente o seu contrário, em que as
circunstâncias devem ser adaptadas para garantir a vida. A Declaração
Universal dos Direitos Humanos, no seu preâmbulo, diz que “o reconhecimento
da dignidade inerente a todos os elementos da família humana e dos seus
direitos iguais e inalienáveis constituiu o fundamento da liberdade, justiça
e paz no Mundo”, posição esta reforçada pela Constituição da República
Portuguesa quando esta consagra no seu artigo 24.º que “a Vida Humana é
inviolável”, secundarizando quaisquer considerações de autonomia e liberdade
individuais quanto à disposição dos direitos naturais do Ser Humano.
O sofrimento humano é uma realidade
incontornável, que pode verdadeiramente atingir patamares devastadores para
quem sofre e para quem os acompanha. Aí o Estado deveria reforçar a sua rede
de cuidados continuados e paliativos, abrir as estruturas que neste momento
se encontram encerradas por falta de acordos e dar mais valor aos cuidadores
informais, como é o caso das famílias, uma vez que o sofrimento é vivido de
modo diferente quando acompanhado com amor, agravando-se quando é abandonado
à solidão.
A sociedade portuguesa e os grupos políticos,
antes de querer legislar a morte, deveriam questionar-se se já fizeram tudo
o que podiam fazer para assegurar a vida, em especial daqueles que se
encontram numa situação de vulnerabilidade, fragilidade, doença e sofrimento.
Tendo em conta que Portugal é apontado como um dos países da Europa onde a
rede de cuidados paliativos é a área mais negligenciada da saúde, torna-se
hipócrita que os argumentos humanistas sobre a dignidade do indivíduo no seu
fim de vida recorram primeiramente à despenalização da eutanásia, assim como
é inaceitável que se condicione por embirração ideológica o acesso dos mais
idosos e indefesos a um Sistema Nacional de Saúde partilhado entre rede
pública e privada, contribuindo para que o nosso SNS se encontre
verdadeiramente pela hora da morte.
Se fizermos um exercício de “raio X” ao nosso
perfil social como portugueses, compreendemos que os valores humanistas,
solidários e comunitaristas estão a ser contornados por uma suposta primazia
da felicidade de consumo, em que o bem comum é desvalorizado em detrimento de
um supremo individualismo. A sociedade civil tem a obrigação de promover uma
mobilização de consciências capaz de derrubar este sentimento instalado e a
forma leviana com que se quer aprovar um tema tão complexo, sensível e
fracturante.
Mudança, por si só, não é necessariamente
sinónimo de evolução, parecendo claro que aquilo que agora alguns nos querem
impor é, de facto, um retrocesso civilizacional onde se abre a porta a uma
alarmante relativização da vida, rumo ao desconhecido e sem retorno possível.
Digam-nos o que nos disserem, a vida é a coisa
mais valiosa que temos. Saibamo-la respeitar e valorizar, em toda a sua
plenitude.
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Portugal se enfrenta nuevamente a una nueva
realidad que cuestiona los valores de la vida. La sociedad contemporánea está
experimentando un período de experimentación social, la creación de un nuevo
individuo y el fundamentalismo de las minorías.
No tengamos miedo de valorar los valores que
defendemos y creemos. La muerte no puede verse como una solución patrocinada
colectivamente en la que el Estado renuncia a su papel de cuidador. La vida
tiene, desde su comienzo hasta su fin natural, la misma dignidad absoluta que
debe ser salvaguardada y protegida.
El mayor bien de la humanidad, la vida, no puede
ser sometido a las circunstancias, ya sean económicas, culturales o
políticas. Lo que debe suceder es exactamente lo contrario, en el que las
circunstancias deben adaptarse para garantizar la vida. La Declaración
Universal de Derechos Humanos, en su preámbulo, dice que "el
reconocimiento de la dignidad inherente de todos los elementos de la familia
humana y sus derechos iguales e inalienables constituyeron la base de la
libertad, la justicia y la paz en el mundo", una posición reforzada por
La Constitución de la República Portuguesa cuando consagra en su artículo 24
que "La vida humana es inviolable", secundaria a cualquier
consideración de autonomía individual y libertad con respecto a la
disposición de los derechos naturales del ser humano.
El sufrimiento humano es una realidad inevitable,
que realmente puede alcanzar niveles devastadores para quienes sufren y
quienes los acompañan. Allí, el Estado debería reforzar su red de cuidados
continuos y paliativos, abrir las estructuras que actualmente están cerradas
debido a la falta de acuerdos y dar más valor a los cuidadores informales,
como es el caso de las familias, ya que el sufrimiento es experimentado de
manera diferente cuando se acompaña con amor, empeorando cuando se deja a la
soledad.
La sociedad y los grupos políticos portugueses,
antes de querer legislar la muerte, deberían preguntarse si ya han hecho todo
lo posible para garantizar la vida, especialmente aquellos que se encuentran
en una situación de vulnerabilidad, fragilidad, enfermedad y sufrimiento.
Teniendo en cuenta que Portugal es considerado uno de los países de Europa
donde la red de cuidados paliativos es el área de salud más descuidada, se
vuelve hipócrita que los argumentos humanistas sobre la dignidad del
individuo al final de su vida recurran primero a la despenalización de
eutanasia, así como es inaceptable que el acceso de los ancianos y los
indefensos a un Sistema Nacional de Salud compartido entre redes públicas y
privadas esté condicionado por la vergüenza ideológica, lo que contribuye a
que nuestro SNS esté realmente en el momento de la muerte.
Si hacemos un ejercicio de "rayos X" a
nuestro perfil social como portugués, entendemos que los valores humanistas,
solidarios y comunitarios están siendo burlados por una supuesta primacía de
la felicidad del consumidor, en la que el bien común se devalúa a expensas de
un supremo individualismo La sociedad civil tiene la obligación de promover
una movilización de conciencias capaces de derrocar este sentimiento
instalado y la forma frívola en la que uno quiere aprobar un tema tan
complejo, sensible y fracturante.
El cambio, en sí mismo, no es necesariamente
sinónimo de evolución, parece claro que lo que algunos ahora quieren
imponernos es, de hecho, un retroceso civilizacional que abre la puerta a una
alarmante relativización de la vida, hacia lo desconocido y sin posible
retorno.
Cuéntanos lo que nos cuentas, la vida es lo más
valioso que tenemos. Háganos saber cómo respetarlo y valorarlo, en toda su
plenitud.
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Francisco Mota
Presidente Juventud Popular